quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Por onde andei...

Desde o meu último post, muita coisa aconteceu. Peço desculpa aos leitores - razoavelmente fiéis, se levarmos em consideração as estatísticas de visita - pelo tempo para voltar a escrever. O fato é que, andei por vários lugares. Estive na cidade mais engraçada da minha vida: Amsterdã. A cidade definitivamente não nasceu para ser levada a sério. Eu vi tanta coisa engraçada que é melhor eu não postar por aqui. Mas duas que valem a pena pôr, só para vocês terem uma idéia estão aí:





Bom depois de passar por lá, vim para o Brasil. Fiquei só uma noite em São Paulo e já estava indo para o hotel onde começaria o congresso internacional da AIESEC. Para variar, eu não me impressionei. Não sei o que está acontecendo comigo, mas hoje em dia, muitas coisas me emocionam, outras várias despertam o meu interesse, milhares delas me fazem rir, mas ter surpresa com as coisas, não é mais algo comum de acontecer. Acho que é o preço que se paga por ser uma pessoa interessada nas demais e em ouvir e conhecer outras coisas - novidades são bem difíceis de se encontrar.



Mas algumas coisas aqui foram muito legais. A mais legal delas até então foi um espaço aberto que nós participamos que discutia a abertura da AIESEC de volta na Palestina e em Israel. O projeto é proposto pela Alemãnha e tinha gente de vários países discutindo: Tunisia, Algéria, Israel, Egito, Brasil, Tanzania, Pakistão, Itália, etc. Foi o momento mais marcante pra mim. Confesso que em um determinado momento eu chorei vendo aquela discussão.



Uma parte engraçada da história séria é que, enquanto nos apresentávamos apareceu esse cara da foto aí:



Todo mundo falando o nome e o país que vinha e o cara se apresenta: Hi, my name is Jihad. Foi muito bom. Todo mundo passou uns 2 minutos rindo.

Andei pensando nos meus próximos passos por aqui e finalmente descobri que estou indo pro México. Vou passar uns 9 meses por lá!! Mas sobre os meus próximos passos são mesmo de ir embora pro Ribeirão Preto, acabar a minha faculdade e talvez voltar pra esse mundo aqui. Vamo ver onde eu ainda vou parar.

Acho que é isso por enquanto. Espero que em breve eu possa voltar para escrever mais. Ainda estou devendo as fotos sobre as minhas viagens e tudo mais. Não se preocupem. Eu as enviarei !

Até a próxima...



domingo, 3 de agosto de 2008

Coisas interessantes...

Eu precisava escrever sobre tudo isso aqui. Várias coisas muito interessantes pra mostrar então vamos lá. Vocês lembram da história dos russos e dos americanos usando canetas no espaço? É claro que é besteira mas mostra como as pessoas conseguem arrumar soluções complexas para problemas simples. Daí eu me lembrei da história ( que parece mais verdadeira ) de que em uma certa região muito seca dos EUA você é obrigado (por lei, estando sujeito a multas e etc.) Foi nessa que eu vi a coisa mais inteligente que eu vi até hoje na Europa:




Imaginem só o que se pode economizar de água com esse dispositivo que te permite escolher entre um número 1 e um 2. Fiquei realmente chocado. Muito inteligente. O Maurício me disse que já viu isso no Brasil a muito tempo atrás. A diferença é que eu vi isso em todas as descargas da Bélgica. Fiquei fã dos caras. Na Holanda a gente gasta a mesma quantidade bizarra de água que no Brasil - com algumas descargas.

-------------

Deus criou o mundo em seis dias. Descansou no sétimo. Mas eu acho que ele descansou se sentando na esse canto da Europa aqui. Parece que todos os países foram terraplanados. E daí da para se fazer coisas assim:


Você se increve no programa, paga uma taxa e pode retirar a sua bike em qualquer lugar que tenha e devolver em qualquer outro posto que tenha esses locais assim. Do lado delas ainda tem um terminal que te fala em tempo real onde tem bicicletas disponíveis pra você pegar.

Eu nem fico chateado com o governo brasileiro por não fazer algo assim. O programa duraria uns 3 meses com todas as biciletas sendo modificadas, furtadas, depredadas, etc. Fora isso, com o tanto de "lomba" (gosto desse termo gaúcho) é mutio difícil querer sair e ficar andando pra tudo que é lado de bike. Por fim, não se tem ciclovias (e nem acho que devia ter como tem aqui, pelos motivos que já citei antes). Nada disso me deixou menos impressionado.

-----

O maior cone do mundo! Totalmente auto-explicativo e com uma pessoa para vocês compararem o tamanho.





Eu fico tentando imaginar a cara dos meus amigos vendo uma imagem dessa: "Eu daria tudo para tê-lo para mim"; "Taí um bom objetivo de vida"; "Aberta a caça ao tesouro". Eu me arrependo de não tê-lo tocado. Deve ter algo místico nele.

--------------

Eu sei que tem coisas que você faz sem querer que podem ficar marcadas por toda a história. Dizem que foi sem querer que inventaram muita coisa (eu sei que o post it foi assim... o cara queria criar uma super cola... não deu muito certo... ainda bem). Mas o fato disso ser uma atração turística, símbolo do país, me deixa pensativo....



A história desse ai, foi que ele fez xixi na rua e sem querer apagou uma bomba - acho que na segunda guerra mundial - que mataria muita gente. Óbvio que eu não fui saber mais sobre a história, porque era dar ainda mais crédito pra algo que já não merece o que tem. Eu queria ao menos que a estátua fosse maior - pra justificar tanto movimento. Para vocês terem uma idéia atraía tanta gente para esse lado do bairro, que em outro lugar os restaurantes se juntaram para fazer uma menina fazendo xixi. Atraiu muita gente, também.


------------


Mais uma estátua estranaha.


Eu tenho certeza de que alguém com o intelecto maior que o meu consegue reconhecer alguma vertente artística brilhante em uma coisa dessa. Mas eu continuo sendo o mineiro de Araguari que tá acostumado a ver fontes um tantinho mais convencionais.

Bom acho que isso por hoje. Esse foi um post mais light, para não ficar muito tempo sem postar. Prometo que ainda posto com coisas descentes e fotos legais. Vou fazendo com tempo porque daí da motivos para vocês entrarem.

Ps. Comprei um computador novo. Graças a ele vai ser mais fácil de escrever para vocês.
Ps2. To apaixonado pela Bélgica. É um país tão bonito ou mais do que a Holanda mas com a vantagem de que as pessoas se parecem mais com a gente no Brasil e eles falam francês (em algumas partes). Da pra gente entender alguma coisa.
Ps3. To indo pra Paris amanhã... quem diria...