quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Contagem Regressiva

Não. Esse post não é sobre a minha preparação para viagem, o frio na barriga, as aflições e tudo mais. Ah, isso seria muito clichê. Você pode ler outros blogs. Procura no google. Hoje em dia se tem tanta página no Google que você pode até fazer pergutas inteiras nas suas buscas que você vai achar alguma coisa. Por exemplo, procure por: "Voce conhece algum blog de pessoas que estão indo viajar?". Com essa pergunta você consegue algo em torno de 37.000 resultados no Google e um dos primeiros é esse site aqui: http://luciana.misura.org/2005/01/30/roupas-para-encarar-a-neve/ de uma pessoa em um blog falando sobre roupas de frio para viagem.


Meu post é sobre as coisas engraçadas que acontecem quando você se prepara para viajar. Por exemplo, pra tirar o meu visto, eu tive que voltar ao procedimento mais rudimentar da humanidade. Inventado muito próximo do hábito de comer e um pouco depois do hábito de respirar, tive que tirar fotos 3X4. Daí comecei a pensar sobre isso - como não tenho nada melhor a fazer. Como as fotos 3X4 conseguem ser tão caras? Aqui em São Paulo pelo menos, para não ter que procurar em mais umas 20 quadras, eu achei por 9 reais. E então fiquei pensando se teria um motivo. Primeiro apelei pra lógica do custo: "Bom os caras tiram as fotos impressas, vem com aquele negocinho de cortar... em termos de custo, deve custar menos do que uma foto dessas de porta retrato." Dai que eu apelei para a lógica da vantagem. Tentei me colocar no lugar do vendedor e pensar: "Quem compraria fotos 3X4". Acabei achando 9 reais barato.


O fato é que, só se compra fotos 3X4 quando se precisa fazer alguma coisa. Ninguém compra fotos 3X4 para dar para a namorada, para guardar de recoradação (de si mesmo), para se ver mais bonito do que na vida real (aliás que como o professor de uma amiga falava: "Foto 3X4 é o retrato real da pessoa" - acho que eu concordo com ele, duvido que você teria coragem de colocar alguma de suas fotos 3X4 no Orkut)... enfim, não existem muitas razões - ou é documento, ou passaporte, ou carteirinha. E daí, como ainda tinha que caminhar mais pelo menos 2 quadras para chegar no lugar que cobrava 9 reais (e não 12), fiquei pensando se tinham muitos produtos que seguissem essa linha. Pensei em várias coisas.. papel higiênico, cartão telefônico, roupas, etc. Bom, todos os exemplos fazem sentido - porque de alguma forma, precisamos dessas coisas. Mas, o fato é que as fotos 3X4 invertem a lógica. Elas não precisam de nenhuma circunstância para poder custar caro, porque em TODAS as situações, você PRECISA delas. É um exemplo impressionante.



Mas como eu disse, eu estava tirando as fotos 3X4 porque, queria tirar o meu visto do passaporte. Com isso, cheguei a um segundo produto que segue a mesma lógica: o visto em si. O processo para o México foi extremamente tranquilo e rápido. Depois que a papelada chegou aqui, ficou pronto de um dia para o outro. No entanto, o custo também foi inacreditável - 232 reais. E isso porque eu dei sorte, se tivesse pegando o dolar do jeito que está hoje, ia passar de 300 reais.

Então peço ao leitor que me ajude na reflexão: existe algum outro produto que você paga caro, porque ou é ele ou não tem mais? Deixem comentários. Vamos tentar fazer uma lista. Só não coloquem peças de coisas. Por exemplo, aquela borracha da tampa de panela de pressão. Eu sei que você perde toda a panela se não trocar, mas dai abre muito precedente. Eu posso sugerir que você comece a usar microondas :)

Passada a reflexão, continuei tocando os meus processos por aqui. Pedir cartões de crédito, comprar roupas, ver algum presente, algo assim. Não consigo pensar se tenho que comprar muitas coisas pra levar. Isso significa que eu já estou com tudo pronto ou que vou bater a mão na minha testa com muita força no México e grita: "Putz! Esqueci!" Mas como uma das coisas que a minha mãe me ensiou - e que pra variar eu aprendi - foi que "tudo na vida acaba bem, se não acabou bem é só porque não chegou no fim ainda".

E como as coisas sempre chegam (bem) ao fim, hoje é a minha última noite aqui em São Paulo. Por conta de um compromisso que consegui (in)felizmente agendar, tive que ficar aqui até amanhã de noite - mas já pego o busu pra Araguari - a Megalópole. Não vou ter tempo de fazer nenhuma festinha de despedida nem nada. Vou reencontrar meus grandes amigos lá em casa e ter muita gente pra conversar e pra despedir.

Meus dias de Brasil por agora estão acabando. E como eu aprendi com a minha Mãe, eles vão acabar muito bem...

5 comentários:

Unknown disse...

ah... a gente vai se encontrar né?! logo, realmente, os seus dias aqui vão acabar muito bem! hahaha;)
saudade gigante!
;**

fran.veloni disse...

Agua em aeroporto!
Isso tb eh caro... mas dependendo do lugar, vc pode pegar na torneira! hehehehe
Boa viagem Tulio! Se cuida... e cuidado com os jalapenos :D

Bjao

Marco Tulio Kehdi disse...

AE Fran, lembrei de outro. Cartório. Filas, processos lentos e custo alto. Dammit.

Aleja Laiton disse...

cara! uma "arepa" o uma "guarana" na Europa! eu pago milhoes por isso! :)

Buena suerte en Mexico! :)

Marcela disse...

Eu pago USD2,40 na lata de leite condesando pq esses americanos bobos nao sabem o que e bom, entao a moca aqui chama la lechera e eh importada... Mas pior que isso e pagar no minimo 5 doletas na cerveja long neck e nao conseguir entender o pq bebida em locas publicos e tao cara nesse pais... Mas esse exemplo nao e valido porque e relativo, ou seja, relativo ao local em que se esta,e as fotos ou vistos sao caros em qualquer lugar...